Jacó Armínio e a teologia do duplo amor de Deus - William den Boer

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DETALHES DO PRODUTO

Estudos recentes evidenciaram que a teologia de Jacó Armínio (1559-1609) foi muito discutida, mas pouco pesquisada. Visando suprir essa lacuna, este livro oferece uma contribuição inteiramente nova para a compreensão da teologia daquele importante teólogo holandês. A primeira parte do livro, postula que o motivo fundamental da teologia de Jacó Armínio reside na proteção cuidadosa da justiça de Deus. A segunda parte, por sua vez, discute a receptividade da teologia de Armínio na discussão entre remonstrantes e contrarremonstrantes durante a Conferência de Haagsche ou Schriftelicke (1611). Por fim, o livro situa a teologia de Armínio no contexto do século XVI e no debate mais disputado da época, sobre a causa do pecado e a relação de Deus com o mal.

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SUMÁRIO

Abreviações

Prefácio

  1.  

1.1 Introdução Histórica

1.1.1. Vida e obra de Jacó Armínio

1.1.2. Outras obras de Armínio

1.2. Estudos acadêmicos recentes

1.3. Método

1.4. Resumo e conclusão

Parte I

A Teologia de Jacó Armínio

2. A Justiça de Deus na teologia de Armínio I: Prolegômenos

            2.1. O Conceito de “Justiça”

                        2.1.1. O princípio básico: A cada um o que é devido

                        2.1.2. As justiças retributiva e punitiva

                        2.1.3. Justiça e sua relação com a misericórdia

                        2.1.4. Justiça e sua Relação com a liberdade

             2.2. A justiça de Deus na estrutura da teologia de Armínio

                        2.2.1. A justiça de Deus: um conceito estruturalmente determinante na teontologia

                        2.2.2. O conceito fundamental para a religião

                        2.2.3. O conceito essencial da teologia de Armínio

            2.3. O conhecimento da justiça de Deus

                        2.3.1. O conceito de Armínio sobre a Escritura

                        2.3.2. O intelectualismo de Armínio

                        2.3.3. A justiça de Deus: um tema frequente e importante

                        2.3.4. A certeza da teologia

            2.4. Resumo e Conclusão

 

3. A Justiça de Deus na Teologia de Armínio II: Deus, Criação, Pecado e Evangelho (Evangelium)

            3.1. A justiça como atributo divino

                        3.1.1. A relevância e função nos atributos de Deus

                        3.1.2. Implicações para os atos de Deus de criação e providência

            3.2. A justiça de Deus e (a queda no) pecado

            3.3. A justiça de Deus e o evangelho (Evangelium): Cristo, predestinação e pacto

                        3.3.1. Cristo como o fundamento do novo pacto e da predestinação

                        3.3.2. O objeto da predestinação

                        3.3.3. Perseverança e os meios que Deus concede para ela

                        3.3.4. A presciência divina e o conhecimento médio na doutrina arminiana da Predestinação

                        3.3.5. O sistema de quatro decretos da predestinação na Declaração de 1608

3.4 Resumo e conclusão

 

4. A justiça de Deus na teologia de Armínio III: o fundamento primário da religião

            4.1. O Duplo Amor de Deus

            4.2. A relação entre as duas declarações fundamentais de Armínio

            4.3. Salvação

            4.4. Segurança da fé

            4.5. Resumo e conclusão

 

5. Armínio e a teologia reformada

            5.1. Elementos controversos na Teologia de Armínio

                        5.1.1. Predestinação: absoluta ou condicional?

                        5.1.2. A operação da graça: resistível ou irresistível

                        5.1.3. Expiação: particular ou universal?

                        5.1.4. A vontade humana: Escrava ou livre?

                        5.1.5. Santificação, perseverança e segurança: securitas ou certitudo

            5.2. Armínio sobre as doutrinas características da teologia reformada

                        5.2.1. Queda, pecado original e pecado

                        5.2.2. A essência e necessidade da graça

                        5.2.3. Fé

                        5.2.4. Justificação

                        5.2.5. Santificação e boas obras

            5.3. Resumo e conclusão

 

Parte II

A receptividade e o contexto histórico-teológico da teologia de Jacó Armínio

 

6. A receptividade da teologia de Armínio na Conferência de Haia (1611)

            6.1. Introdução, método e estudos acadêmicos

                        6.1.1. Introdução e método 

                        6.1.2. Estudos acadêmicos

6.2. Iustitia Dei e Duplex Amor Dei na Conferência de Haia

            6.2.1. Predestinação

            6.2.2. A importância e função de Cristo e a expiação

            6.2.3. Segurança da salvação e a justiça de Deus

            6.2.4. Graça e operação da graça

            6.2.5. Perseverança

            6.2.6. A Questão

6.3. Resumo e conclusões

7. O contexto teológico da teologia de Armínio

            7.1. Introdução

            7.2. Voluntarismo, intelectualismo e o conhecimento da justiça de Deus

                        7.2.1. O voluntarismo de Calvino

                        7.2.2. A essência de Deus

7.2.3. A incompreensibilidade da justiça de Deus

7.2.4. Resumo e conclusão

            7.3. O Debate sobre a causa do pecado: Deus é o autor do pecado?

                        7.3.1. A Idade Média

                        7.3.2. O século XVI

                        7.3.3. Resumo e conclusão

8. Conclusões

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